Networking: A Importância de Validar Pessoas

10-03-2011 17:15

Por: Renata Cavalcante

Auditora e Consultora. Pos Graduanda em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Christus, Pos Graduada em Auditoria Contabil pela Faculdade Christus, Bacharel em Ciências Contabeis pela Faculdade Integrada do Ceara - FIC. 
 

"A palavra networking, segundo o site Wikipédia, vem da união dos termos em inglês “net” que significa rede e “working” que quer dizer trabalhando. Ou seja,ao pé da letra diz estar trabalhando em rede. Com a globalização e o constante surgimento de novas tecnologias e redes socias, passamos a ter um relacionamento com outras pessoas mesmo a milhões de bytes de distância. 

Para muitos, o networking é apenas uma forma de fuga da rotina diária ou do stress do mundo corporativo, é estabelecer um contato com um grupo de pessoas que poderão influenciar ou dar um up grade em sua carreira. Porém há outros, talvez em minoria, que utilizam da rede de contatos para compartilhar conhecimento, fazer parcerias, debater assuntos relevantes que fazem parte do nosso cotidiano. Em minha opinião, o networking vai além: possibilita o surgimento de parcerias, interagindo com o meio social, validando pessoas. 

Um networking eficiente e eficaz possibilita o acesso ao mercado de trabalho,compartilhar conhecimento, divulgar seu trabalho, obter novos clientes, recomendar serviços, realizar parcerias e talvez o mais importante: tornar-se útil a sociedade. 

As redes sociais são uma grande aliada para o networking. Podemos citar várias redes de relacionamento como, por exemplo: Twitter, Orkut, Facebook, entre outras, contudo cada uma com uma visão ou perspectiva diferente. Tive como experiência a possibilidade de “parceria”, através do site de relacionamento LinkedIn

 Na verdade fui apenas uma ponte para o encontro de um consultor junto ao seu novo cliente, através da analise dos serviços disponibilizados pelo consultor e a necessidade imediata do cliente. O mais interessante é que ambos moram na mesma cidade, Recife-PE e eu moro em Fortaleza-CE. 

Bom, é preciso estar atento as mudanças, e não ter um networking apenas para suas necessidades, mas sim estar comprometido com o próximo e trazer resultados positivos tanto para você quanto para os profissionais no qual esta apoiando, compondo sua rede de contatos. O sucesso do networking depende dos objetivos e metas a serem seguidos por aqueles que fazem parte de nossa rede de relacionamento. 

Para Stephen Kanitz, em seu artigo o poder da validação, “validar alguém é permitir que as pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Você sempre será um ninguém, a não ser que os outros o validem como alguém.” 

Enfim podemos perceber que o networking é como os gansos que durante o outono voam rumo ao sul, formando um grande “V” no céu. Indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de “V”, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Então  Comunique-se! Compartilhar conhecimento é evoluir"

 

 

 

 

Clique na imagem acima e conheça as Fragrâncias Opzione

São  dez perfumes ao seu dispor! Escolha o que melhor atende seu perfil de consumo e boas compras!